Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Á invasão do narguilé

Narguile
O Narguile é popular entre os jovens e idosos, homens e mulheres. O narguile simboliza a hospitalidade, serenidade e a harmonia. Os fumantes de Narguile fumam em grupos para poderem conversar entre si.
Hoje na Turquia os lugares para fumar narguiles, chamados de “bar de Narguiles”. Estão localizados principalmente em Istambul. Os bares de narguiles são perfumados com cheiro de varias essências de tabacos como maçã, rosa, menta, laranja, etc. Ao fumar, os turcos tomam também um chá preto turco eu um café turco e jogam gamão ou baralho. Não é servida bebida alcoólica nestes bares de narguile. Os turistas são bem-vindos e podem fumar o narguile e apreciar a atmosfera.

O Narguile ainda é usado em vários países no mundo, tal como Líbano, Síria, Jordão, Grécia, Egito, Líbia, Tunísia, Irã, Índia, Afeganistão, e China. A Síria possui uma próspera industria de produtos de Narguile e exporta para muitos países. Hoje no Egito, mais do que em qualquer outro país, narguiles são exibidos por toda parte.

Na Índia era muito comum durante jantares, na mesa de oficiais militares, e seu gorgolejar era típico de ser ouvido até tarde da noite. Os indianos mais idosos mantiveram este costume ao viajar para o exterior, levando seus narguiles em pequenas maletas.

Atualmente no Brasil o Narguile, que antes era apenas uma peça de decoração, esta sendo muito usado em bares, restaurantes etc, despertando a atenção principalmente dos jovens em reuniões e até em “baladas”.
Anteriormente era comum associá-los a festas árabes com dança do ventre e todo o ritual.
As tabacarias e as lojas de produto orientais também são responsáveis por difundir o uso do Narguile, expondo em suas vitrines vários modelos e tamanhos, oferecendo uma diversidade em tabacos, piteiras e acessórios, todos importados do Egito, Síria e Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário